Neste
ano de 2016 dois queridos jovens tiraram suas próprias vidas. Isso é uma mostra
íntima do que tem acontecido na sociedade. Estamos sofrendo!
Inicialmente
perguntei a mim mesma: O que deixamos de fazer como educadores? O que fizemos e
não deveríamos ter feito? O que deveríamos fazer melhor?
Percebi
que esses pensamentos, embora reais e importantes, somente me remeteria ao
passado, ao sentimento de culpa e culpabilização, de impotência e frustração.
Demos então, um passo à frente e a pergunta é: O que posso e devo fazer agora?
O que podemos e devemos fazer diante dessa realidade alarmente? O que a vida
nos pede?
Assim,
nasceu o Centro Integrado de Assessoramento Juvenil Viktor Frankl (CIAJVF)
chamado Sinn Go (Sinn – sentido em alemão e Go – ir em inglês, ou seja, ir em
busca de sentido). Nasceu inspirado e aos moldes do que Viktor Frankl fez em
Viena ao final da década de 20 e durante a década de 30, quando também o índice
de suicídio juvenil estava muito alto. Com o trabalho do jovem Viktor, ainda
estudante de Medicina, e de um grupo de professores competentes e assessores de
várias profissões, incluindo educadores, psicólogos, assistentes sociais e
advogados, durante esse período nenhum jovem em Viena tirou sua própria vida.
Uma
de suas estratégias foi mobilizar famílias, escolas, instituições religiosas,
imprensa, autoridades e agremiações juvenis para que todos os jovens soubessem
da existência de um espaço, um serviço de assessoramento, desenvolvido por
pessoas voluntárias com diferentes formações, de forma gratuita, particular, anônima,
não vinculado a partidos políticos ou religiões.
A
proposta é a valorização da vida! Não se fixar nos problemas, nos traumas, nas
dificuldades, no que espero da vida, mas nas possibilidades, nas
potencialidades, no que a vida espera de mim! Viktor Frankl disse “os motivos psíquicos que levam ao suicídio
são diversos, porém o fundo espiritual
unificador é a falta de fé em um sentido da vida”.[1] O trabalho do
assessoramento é despertar o jovem para a busca e realização do sentido de sua
vida. Nesse caminho, não corresponde ao assessor interferir na decisão do jovem
sobre o conteúdo do sentido nem assumir a responsabilidade da escolha, mas deve
ensinar, a quem busca conselho, a encontrar, a reencontrar o sentido da própria
vida, a descobrir recursos para preencher o vazio e o sofrimento por uma vida
aparentemente sem sentido. Por meio da escuta com profundo respeito pela pessoa
que fala, motivá-la à busca do autoconhecimento, da autoaceitação, do
autogoverno, da autotranscendência, da escuta da própria consciência, com
liberdade e responsabilidade. Deste modo, o jovem, a jovem, poderá vislumbrar
uma tarefa a ser realizada, alguém a ser amado, ou ainda, um sofrimento a ser
superado; e isso trará alegria de viver e coragem para enfrentar as
dificuldades.
É o
que também fazemos agora, pois como disse Frankl, TEMPO É VIDA! Convidamos
pessoas dispostas, interessadas e disponíveis para integrar esse trabalho que é
urgente, importante e necessário.
A
vida agradece!!!
Ribeirão
Preto, 30 de agosto de 2016
Marina Lemos Silveira Freitas
Diretora Geral do Colégio Viktor Frankl
Presidente do Instituto de Educação e
Cultura Viktor Frankl
[1]
Frankl, Viktor E. Las raíces de la Logoterapia – escritos juveniles
1923-1942. Recopilación a cargo de
Eugenio Fizzotti. Buenos Aires: San Pablo, 2005, p. 136.
Bom dia!
ResponderExcluirHaverá um evento agora em julho/2019.
Gostaria de um contato para tirar dividas.
Grata,
Myrian
Segue meu contato: 19 991530060
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